quinta-feira, 8 de setembro de 2011

GUILHERME DE ALMEIDA



NÓS  I


Fico - deixas-me velho. Moça e bela,


partes. Estes gerânios encarnados,

que na janela vivem debruçados,

vão morrer debruçados na janela.



E o piano, o teu canário tagarela,

a lâmpada, o divã, os cortinados:

- "Que é feito dela?" - indagarão - coitados!

E os amigos dirão: - "Que é feito dela?"



Parte! E se, olhando atrás, da extrema curva

da estrada, vires, esbatida e turva,

tremer a alvura dos cabelos meus;



irás pensando, pelo teu caminho,

que essa pobre cabeça de velhinho

é um lenço branco que te diz adeus!



Guilherme de Almeida 
 
 


NÒS  II


Nessa tua janela, solitário,


entre as grades douradas da gaiola,

teu amigo de exílio, teu canário

canta, e eu sei que esse canto te consola.



E, lá na rua, o povo tumultuário

ouvindo o canto que daqui se evola

crê que é o nosso romance extraordinário

que naquela canção se desenrola.



Mas, cedo ou tarde, encontrarás, um dia,

calado e frio, na gaiola fria,

o teu canário que cantava tanto.



E eu chorarei. Teu pobre confidente

ensinou-me a chorar tão docemente,

que todo mundo pensará que eu canto.



Guilherme de Almeida






NÓS  III
 
Mas não passou sem nuvem de tristeza


esse amor que era toda a tua vida,

em que eu tinha a existência resumida

e a viva chama de minha alma, acesa.



Nem lemos sem vislumbre de incerteza

a página do amor, lida e relida,

mas pouquíssimas vezes entendida,

sempre cheia de engano e de surpresa,



Não. Quantas vezes ocultei a minha

dor num sorriso! Quanta vez sentiste

parar, medroso, o coração de gelo!



- É que nossa alma às vezes adivinha

que perder um amor não é tão triste

como pensar que havemos de perdê-lo.



Guilherme de Almeida
 
 



NÓS   IV


Quando as folhas caírem nos caminhos,

ao sentimentalismo do sol poente,

nós dois iremos vagarosamente,

de braços dados, como dois velhinhos,



e que dirá de nós toda essa gente,

quando passarmos mudos e juntinhos?

- "Como se amaram esses coitadinhos!

como ela vai, como ele vai contente!"



E por onde eu passar e tu passares,

hão de seguir-nos todos os olhares

e debruçar-se as flores nos barrancos...



E por nós, na tristeza do sol posto,

hão de falar as rugas do meu rosto

hão de falar os teus cabelos brancos.



Guilherme de Almeida
 
 

2 comentários:

  1. Uau...realmente, este post está um arrazo...

    Minha querida... fico feliz que está animada...e feliz com seu cantinho...

    E fique a vontade se quiser mudar algo... pintar as paredes... mudar os quadros... enfim...

    Acho que entendeu não????

    Deixo abreijos de montão...

    PARABÉNS... NOTA 1000...

    ResponderExcluir
  2. Fátimaaaaaa...a Clarinha está te esperando... tudo resolvido viu? Vai lá fazer o teste...bjs...

    Ah...ficou divina esta postagem... parabéns querida...

    ResponderExcluir